Olá, leitor! Trago hoje um projeto de leitura muito interessante para quem gosta de literatura clássica: a leitura dos livros das irmãs Brontë em ordem cronológica, além do estudo acerca da vida das Brontë e o contexto da época. ( Pretendo fazer o mesmo com outros autores, provavelmente o próximo será Charles Dickens). Seguiremos a cronologia de publicação, intercalando portanto as obras das três irmãs, além de trazer alguns textos sobre a vida delas e curiosidades sobre os livros e contexto da publicação. Lembrando que ainda não li nenhum deles, então todas impressões serão de primeira leitura. A lista de livros a serem lidos será a seguinte: 1. Jane Eyre, Charlotte Brontë (1847) 2. Agnes Grey, Anne Brontë (1847) 3. O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë (1847) 4. A inquilina de Wildfell Hall, Anne Brontë (1848) 5. Shirley, Charlotte Brontë (1849) 6. Villette, Char...
Você conhece a lista "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer"? Composta por grandes nomes do cinema por mais de 50 críticos aclamados, a lista contém desde clássicos em preto e branco a filmes mais atuais . Um desafio para viajar pela história do cinema e conhecer filmes incríveis! "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer (em inglês: 1001 Movies You Must See Before You Die) é um livro de referência sobre filmes compilado por críticos de várias partes do mundo e editado por Steven Jay Schneider em 2003. Desde então recebe versões anuais incluindo novos filmes do ano que passou." - Wikipédia Alguém já tentou ou assistiu a todos? A lista (os que tiverem post sobre terão link): 1. A Viagem à Lua ( Le Voyage Dans La Lune – 1902), 30.04.2017 2. O Grande Roubo Do Trem ( The Great Train Robbery – 1903), 30.04.2017 3. O Nascimento De Uma Nação ( The Birth Os A Nation – 1915) 4. Os Vampiros ( Les Vampires – 1915) 5. Intolerância ( Intolerance – 1916) 6. O Gabinete Do Dr. ...
As Estações Explicadas na Mitologia Grega: O Rapto de Perséfone e a Tristeza de Deméter
Na mitologia grega, há uma lenda que explica as estações do ano: "O Rapto de Perséfone". Nela, o outono e o inverno seriam o período de angústia e tristeza de Deméter, já a primavera e o verão seriam o período ensolarado em que a rainha do submundo mas também deusa da primavera, Perséfone, retorna a Terra. Reconto esse episódio, e lhe convido a saboreá-lo abaixo!
Ilustração: Stef Tastan
Perséfone, deusa grega das estações, flores e frutos, era uma bela jovem que atraía olhares por onde passava. Com sua pele pálida e lábios vermelhos, adorava passear e colher flores, apreciando da solidão e ao mesmo tempo da grandeza que há em passeios solitários. A jovem deusa atraiu os olhares de Hades, seu tio, que viu-se por ela apaixonado e decidiu raptá-la. Um dia enquanto a jovem deusa colhia narcisos, o solo sob ela se abriu, e Hades apareceu e levou-a com ele para o submundo.
Ao notar o desaparecimento da filha, Deméter - deusa da fertilidade, dos cereais e da colheita -entrou em um estado de angústia e tristeza que foi refletido nos campos: tudo começou a morrer, pois a deusa da fertilidade abdicou de suas tarefas como deusa enquanto não tivesse sua filha novamente. A fome pela Terra crescia, a Deusa buscava em forma de névoa por sua filha, sua tristeza caía em lágrimas frias pelo solo. .
O episódio fez com que os deuses buscassem ajudá-la, o planeta estava deplorável com a angústia da deusa. O Sol que tudo vê, lhe contou sobre o paradeiro de sua filha e Zeus ordenou a Hades que Perséfone fosse liberta. Porém, a jovem havia se alimentado de uma romã do submundo, o que a ligava eternamente aquele local. Portanto foi feito um acordo: durante metade do ano, Perséfone ficaria com a mãe no Olimpo e a outra metade com seu marido no submundo.
Quando Perséfone está com a mãe, tudo floresce e fica ensolarado, são a primavera e o verão do período de felicidade da deusa Deméter. Porém quando Perséfone volta ao submundo, há as estações frias do outono e inverno e Deméter sofre a perda da filha.
Perséfone casa-se com Hades e torna-se rainha do submundo, sendo assim deusa das flores, do submundo, das estações e dos frutos. Muitas de suas representações são com longos cabelos e uma romã em uma das mãos, a fruta que tornou-lhe deusa do submundo.
Há uma animação da Disney que retrata o rapto de Perséfone, chamada "The Goddess of Spring" de 1934. Assista abaixo:
Comentários
Postar um comentário