Filme As irmãs Brontë

         Como um adicional do nosso projeto Lendo As irmãs Brontë, recomendo o filme homônimo para conhecer um pouco mais sobre a trajetória das irmãs. O filme de 1979, conta um pouco sobre o contexto familiar das irmãs, bem como a dificuldade de publicação na época.




Sinopse:

Na Inglaterra do século XIX, as irmãs Brontë - Charlotte, Emily e Anne - moram no campo de Yorkshire com o pai e o irmão Branwell, pintor e escritor. Elas enganam o isolamento através da escrita, disciplina pela qual demonstram grande disposição.



    Vemos no filme as dificuldades de lidar com o alcoolismo do irmão Branwell, a influência da religiosidade na vida das escritoras e o machismo da época. Bem como o impacto das obras delas, sobretudo de Jane Eyre, que foi um sucesso aclamado a qual Charlotte Brontë pode presenciar em vida.

    Uma reflexão interessante que vejo no filme é justamente sobre o quão difícil era publicar antigamente e uma dificuldade dobrada quando o assunto é mulheres escritoras. No filme, é dito que um livro escrito por um homem é julgado, enquanto se um livro é escrito por uma mulher, a mulher é julgada. Os questionamentos trazidos nas obras das irmãs são tempestuosos demais para a época: temos mulheres fortes protagonizando que buscam com frequência, sua independência. Charlotte Brontë falou o seguinte sobre a escolha de publicar com nomes masculinos:


" Não gostávamos da ideia de chamar a atenção, por isso escondemos os nossos nomes por detrás dos de Currer, Ellis e Acton Bell. A escolha ambígua foi ditada por uma espécie de escrúpulo criterioso segundo o qual assumimos nomes cristãos, claramente masculinos, já que que não gostamos de nos declarar mulheres, uma vez que naquela altura suspeitávamos que a nossa maneira de escrever e o nosso pensamento não eram aqueles que se podem considerar 'femininos'. Tínhamos a vaga impressão de que as escritoras são por vezes olhadas com preconceito e tínhamos reparado como os críticos por vezes as castigam com a arma da personalidade e as recompensam com lisonjas que, na verdade, não são elogios." 

 

    Sobre as condições de escrita e publicação, chega a ser um cutucão: por que você com tudo em mãos ainda não publicou seus livros? Fica a pergunta. Com tudo que temos, ainda assim procrastinamos. Enquanto antigamente, sem acesso a tanta informação e rapidez, inúmeros escritores demonstraram brilhantismo e persistência.

  Recomendo o filme por trazer muito sobre o contexto das irmãs, o que facilita no entendimento de algumas questões das obras. Além de que temos poucas obras em português que falem sobre os Brontë, além desse filme tem um livro chamado “Vida de Charlotte Brontë” que traz a biografia da Charlotte, escrito  com base em grande parte nas cartas que Charlotte enviava para sua amiga Ellen – que inclusive é representada no filme. Além disso, só há obras em inglês até o momento. Portanto, o filme é ótimo para um conhecimento rápido sobre as irmãs Brontë. 

    Se já assistiu o filme, me conte o que achou! 


Comentários