O que é um livro clássico?

 Afinal de contas, o que é um livro clássico?

Segundo o dicionário Priberam, o que corresponde com o significado de outros dicionários, clássico é aquilo que é “reconhecido como modelo ou referência”. Logo um livro clássico seria um livro modelo a ser admirado, que serve como base ou inspiração para outros.



Ítalo Calvino no livro “Por que ler os clássicos?” traz algumas reflexões interessantes sobre o tema. Deixo entre aspas e negrito as citações do livro...


“Os clássicos são aqueles livros que chegam até nós trazendo consigo as marcas das leituras que precederam a nossa e atrás de si os traços que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram ( ou mais simplesmente na linguagem ou nos costumes ).” (CALVINO, 2007)


Isso é o que acho mais interessante nos clássicos: sempre trazem muita bagagem histórica e cultural. Sejam em hábitos presentes, na linguagem, no contexto histórico da obra, no que é questionado ou aceito… A história dos autores, como a obra foi recebida na época, como esse livro impactou a sociedade e as obras que vieram depois… Tudo isso é aprendizado extra e é maravilhoso buscar essas informações e ver o amadurecimento que temos após cada leitura.


“Os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual.”(CALVINO, 2007)


Estamos sempre ouvindo algo sobre os clássicos, eles estão por toda parte. Influenciando outras obras, eternizando frases e personagens no inconsciente coletivo. Mesmo que nunca tenhamos lido Dom Quixote sabemos sua história. Mesmo que nunca tenha lido Shakespeare, você já ouviu “ser ou não ser, eis a questão”.


“Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos.” (CALVINO, 2007)


E, mesmo que já tenhamos ouvido muito falar dos clássicos, quando o lemos a experiência é completamente nova. E adorável. Calvino também fala sobre os clássicos oferecerem muito mais mesmo quando relidos, não importa quantas vezes seja, é sempre uma experiência a acrescentar.

Mas algo que realmente me encanta é o quanto os livros clássicos são bem escritos, muitos contam com uma escrita poética que retrata tudo com um olhar extremamente profundo, uma visão diferente das coisas. São olhares perspicazes sobre sua época, sobre os conflitos humanos e a natureza.

Se te convenci a ler mais clássicos junto comigo, deixe seu comentário!


Bibliografia


CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. [S. l.: s. n.], 2007.


Comentários