Sobre livros #1: Felicidade conjugal, Liev Tolstói

Vamos falar de felicidade conjugal de Tolstói? Esse foi um dos primeiros livros do autor, publicado em 1859. É uma novela que traz uma discussão sobre as expectativas quanto ao casamento e a frustrante realidade, os desejos femininos, o amor e o tempo. 

A Editora 34 comenta sobre o livro: 

"Publicada em 1859, quando o escritor tinha pouco mais de trinta anos, Felicidade conjugal é talvez a primeira obra-prima de Lev Tolstói e prenuncia um tema que terá importância fundamental na vida do autor russo - o tema do desejo, neste caso apreendido do ponto de vista feminino. Segundo Boris Schnaiderman, Tolstói escreveu uma novela em que "o humano e o literário encontram o seu máximo de expressão"." 


"Eu não compreenderia agora aquilo que antes me parecia tão claro e justo: ser uma felicidade viver para outrem. Por que para outrem, quando não se tem vontade de viver mesmo para si?"

Esse é um livro muito bom para pensarmos sobre o casamento e a forma como o amor se modifica, mas também a importância de que os dois tenham os mesmos objetivos e desejos. Mesmos níveis de vivência. Assim como também a necessidade de cada um ter seu propósito de vida, seu objetivo individual.

Também há a visão do que se fantasia sobre um casamento para as mulheres jovens e o que realmente é o casamento. As expectativas não são atendidas na realidade para a maioria dos casais. 

Também é importante falarmos sobre a diferença de idade e o impacto no relacionamento. No livro, o casal tem uma diferença de 20 anos: uma moça descobrindo a vida e um homem já cheio de experiências e que a viu crescer. São expectativas totalmente diversas. São desejos para com o mundo, totalmente diferentes.

Além disso, o felizes para sempre não existe. O sentimento muda, as obrigações vem..

Fica então a questão: o que é realmente a felicidade conjugal? 

Comentários